A cirurgia com anel corneano intraestromal é uma das opções cirúrgicas mais utilizadas para o tratamento do ceratocone, sendo atualmente cada vez mais usado com intuito refrativo nos pacientes que não podem fazer o laser convencional.
O que é o anel corneano?
O anel corneano é um dispositivo implantado na camada intermediária da córnea. Ele é feito de um material plástico biocompatível, geralmente acrílico ou PMMA, e tem a forma de pequenos segmentos semicirculares que são inseridos na córnea.
Objetivo da cirurgia
O objetivo principal do implante de anéis intracorneanos é remodelar a córnea, diminuindo sua curvatura anormal, que causa distorção da visão em pacientes com ceratocone. Ao ser implantado na córnea o anel ajuda a melhorar a qualidade visual ao reduzir o astigmatismo irregular gerado pelo ceratocone.
Como funciona o procedimento?
- Anestesia: o procedimento é realizado sob anestesia local com colírio anestésico.
- Inserção do anel: o cirurgião faz uma pequena incisão na córnea e cria um túnel corneano utilizando um laser de femtossegundo ou manualmente. O anel é então inserido nesse túnel.
- Ajuste: o anel corrige a curvatura da córnea, diminuindo sua irregularidade e melhorando a visão.
- Tempo: o procedimento dura em média 10 a 30 minutos
Tipos de anéis corneanos
- Segmentos curtos, médios e longos, podendo ser associado mais de um anel no mesmo olho, tudo depende de cada formato da córnea
- Anel HM – usados pra correção da alta miopia em pacientes que não podem ser submetidos ao laser convencional
Resultados
- Melhoria da visão: os anéis intracorneanos não curam o ceratocone, mas podem melhorar significativamente a visão ao reduzir o astigmatismo.
- Estabilização: além de melhorar a visão, o anel pode ajudar a estabilizar a progressão do ceratocone em alguns casos.
Recuperação
- Recuperação rápida e com pouco desconforto
- Uso de colírios: o paciente pode precisar usar colírios antibióticos e anti-inflamatórios por alguns dias pós operatórios para prevenir infecções e reduzir a inflamação.
- Acompanhamento médico: o acompanhamento frequente e especializado é necessário para monitorar a adaptação e eficácia do implante.Benefícios do Anel Corneano
- Minimamente invasivo
- Reversível: Os anéis podem ser removidos ou ajustados se necessário, oferecendo uma flexibilidade que outros procedimentos não proporcionam.
- Contribuição na estabilização do ceratocone: cada vez mais tem se estudado o papel do anel na estabilização da córnea com cone e os resultados são promissores.
Dra Gabriela Ventura Bariani
Oftalmologista em Goiânia
CRM-GO 22281/RQE 14862