Exames
Tonometria
Exame de rotina para medição da pressão intraocular principalmente para a prevenção, diagnóstico e acompanhamento do glaucoma e para o acompanhamento do pós-operatório das cirurgias refrativas (correção de grau).
Mapeamento de retina
O mapeamento da retina é um exame ocular com a função de investigar detalhadamente a retina (região central e periférica), o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.
O mapeamento de retina pode auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de diversos problemas e doenças oculares, como: malformações oculares, inflamações, problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos, retinopatia diabética, hipertensão arterial, glaucoma, descolamento de retina, e até tumores.
Teste do olhinho
O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), ou, como conhecido popularmente, Teste do Olhinho é um exame importante para detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê. O exame realizado com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê, formando um reflexo. O resultado prévio nas cores avermelhadas, alaranjadas ou amareladas significam que os olhos são saudáveis. O sinal de alerta é ativado quando a cor do reflexo é esbranquiçada ou inexistente. Isso significa que existe alguma obstrução no eixo visual causada por alguma anomalia.
O Teste do Olhinho pode diagnosticar algumas doenças sérias como retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira.
O exame é obrigatório por lei e faz parte dos exames básicos e fundamentais para a saúde ocular dos bebês estando incluído nos planos de saúde. O ideal é que o exame seja feito por um oftalmologista nas primeiras semanas de vida do bebê.
Teste de sobrecarga hídrica
Esse teste serve para medir a capacidade de drenagem do humor aquoso, diagnosticar alterações na pressão intraocular e prevenir o desenvolvimento de glaucoma.
O paciente mede a pressão intraocular e após essa medida ingere um litro de água ao longo de 5 minutos. Depois é feita nova medida da pressão intraocular para verificar se ocorreu alteração.
Teste para lente de contato
Os testes para lentes de contato iniciam com a verificação da curvatura da córnea (ceratometria) e eventualmente com uma topografia da córnea para observar as condições da superfície e medida da espessura corneana (paquimetria). A colocação das lentes de teste por 10 a 20 minutos baseada na refração inicial, que determina o grau das lentes. Nova refração, com as lentes de contato de teste. Após isso é feita a avaliação da adaptação das lentes de contato de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”, caso seja necessário é feita modificações na adaptação das lentes de contato.
O teste de lente de contato tem como objetivo selecionar a lente mais adequada ao caso de cada paciente, avaliar a tolerância do paciente e orientar o paciente em relação ao manuseio e cuidados com as lentes de contato.
Dra Gabriela Ventura Bariani
Oftalmologista em Goiânia
CRM-GO 22281/RQE 14862
Hospital Premium
Endereço: Av. T-4, 1445 – St. Bueno, Goiânia, Goiás.
Whatsapp: (62) 99934-5510
Núcleo de Medicina Ocular
Endereço: Av. Eng. Eurico Viana, N° 217, Setor Alto da Glória, Goiânia, Goiás.
Telefone: (62) 3998-4400
Whatsapp: (62) 99934-5510
Totum Saúde
Endereço: Avenida T-2, N° 435 – St. Bueno, Goiânia, Goiás.
Telefone: (62) 3252-6800 / 3252 6881
Whatsapp: (62) 99934-5510
Atendimento:
- Particular
- Ipasgo
- Imas
- Vivacom
- Amil
- Affego