Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Patologias

Catarata

A doença é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, causada principalmente pelo envelhecimento afetando principalmente idosos com mais de 60 anos. Porém existem outras causas de catarata como: congênita, traumática, diabética e secundária.

Os principais sintomas da catarata são:

• Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler;
  • Visão noturna fica mais fraca e as cores tornam-se amareladas.

A catarata pode prejudicar a visão se não for tratada e o único tratamento eficaz contra a doença é a cirurgia que consiste na retirada do cristalino opaco e introdução de uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente.

Ceratite

É uma doença inflamatória que pode ser causada por diversos fatores entre eles infecções e ocorrer de forma mais superficial ou profunda. Entre os sintomas mais comuns estão dor ou ardência nos olhos, lacrimejamento, sensibilidade à luz, vermelhidão e diminuição da capacidade visual. O tratamento pode prevenir o glaucoma, úlcera de córnea e até a cegueira do paciente.

Úlcera da córnea

A úlcera consiste em uma ferida exposta na superfície da córnea que pode ser causada por diversos fatores. Trata-se de uma urgência médica e se não tratada a tempo, pode resultar em cegueira ou até na perda do olho do paciente.

Cicatrizes corneanas

As cicatrizes da córnea podem ser causadas por traumas e infecções provenientes de corpos estranhos do ambiente externo ou interação com agentes químicos que podem até causar a perfuração da superfície. Em casos mais graves, é necessário fazer o transplante de córnea.

Astigmatismo

É uma má formação da córnea em que a imagem que deveria ser formada na retina seja formada em diversas regiões diferentes do olho, resultando numa visão distorcida.

O tratamento do astigmatismo é com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa em caso de indicação de um oftalmologista.

Hipermetropia

É um erro refrativo em que o olho é mais “curto/ menor” ou possui uma curvatura da córnea mais plana, o que faz com que os raios luminosos que chegam aos olhos formem a imagem atrás da retina. Com isso ocorre uma visão desfocada das imagens próximas causando uma dificuldade de enxergar de perto.

O tratamento é através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa se houver indicação de um oftalmologista.

Miopia

A miopia é um erro refrativo que ocorre quando o formato do globo ocular é mais longo, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a visão de objetos distantes seja percebida de forma turva.

Os principais sintomas da miopia são visão turva, dores de cabeça, vista cansada ao longo do dia e pestanejar frequente.

O tratamento para miopia pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato. A cirurgia refrativa é indicada quando o grau se encontra estabilizado.

Pterígio

Pterígio é uma alteração benigna e não infecciosa na conjuntiva, membrana transparente que recobre a parte branca do olho. Popularmente conhecido como “carne no olho”, o pterígio pode se estender até a córnea e em casos mais avançados cobrir o eixo visual e interferir na visão.

Entre os principais sintomas do pterígio e levam as pessoas acometidas a procurar atendimento oftalmológico, temos:

• Visão embaçada;
  • Desconforto ou irritação ocular;
  • Vermelhidão dos olhos;
  • Ardência ou queimação nos olhos;
  • Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz);
  • Sensação de corpo estranho;
  • Lacrimejamento.

Além desses sintomas, muitas pessoas procuram o oftalmologista por causa do desconforto estético com a aparência do pterígio.

O tratamento mais adequado é determinado de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos, o tratamento do pterígio consiste no uso de lubrificantes e colírios anti-inflamatórios para melhora dos sinais e sintomas. A cirurgia de pterígio é indicada nos casos de melhora da estética, diminuição da visão e quando os sintomas severos não desaparecem.

Tumor ocular

É originado a partir da proliferação das células malignas nas diferentes estruturas do olho. Os tumores intraoculares mais frequentes são o melanoma e o retinoblastoma.

O tumor melanoma geralmente é assintomático, mas pode se manifestar com diminuição da visão se estiver associado a descolamento da retina, ou quando o tamanho é muito grande produzindo uma sombra na visão.

O tipo de tumor retinoblastoma geralmente se manifesta desde o nascimento ou durante os 3 primeiros anos de vida, afetando apenas um olho ou os dois olhos. Os sinais de retinoblastoma são: presença de um reflexo branco na pupila e perda do reflexo vermelho na pupila. Este sintoma, normalmente, pode ser identificado ao apontar uma luz branca sob os olhos do portador ou visto após uma foto com flash.

O tratamento depende do estágio de evolução do tumor, resultados melhores são obtidos nos estágios iniciais da doença.

Ceratocone

Ceratocone é uma doença genética de carácter hereditário em que ocorre uma redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que se projeta para frente, deixando-a em um formato de cone. Essas alterações na sua transparência e curvatura, comprometem a visão, impedindo a formação de imagens nítidas na retina.

Os principais sintomas do ceratocone são:

• Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Comprometimento da visão noturna;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Diplopia (formação de dupla de imagens de um mesmo objeto);
  • Surgimento ou agravamento de miopia e astigmatismo.

O tratamento do ceratocone no estágio inicial é através do uso de óculos que pode corrigir o problema, recuperando a acuidade visual. Se a doença evoluir, pode ser tratada com lentes de contato corretivas, que ajustam a superfície da córnea e corrigem a deformação. Nas fases mais avançadas da doença, em que os tratamentos não forma suficientes para corrigir o problema, as alternativas são o anel corneano e outros.

Glaucoma

É uma doença que causa uma lesão do nervo óptico, decorrente da alta pressão ocular, na maioria dos casos. O glaucoma evolui devagar e sem apresentar sintomas. O glaucoma de ângulo aberto que é o mais comum reage com sucesso ao uso de colírios. A elevação da pressão interna do olho pode levar à cegueira súbita.

Blefarite

É uma inflamação das bordas das pálpebras causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas. Pode provocar escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, coceira, queimação, vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras e sensibilidade à luz intensa. A blefarite não tem um local fixo de ocorrência e pode aparecer ao redor do olho por inteiro.

O tratamento de blefarite é realizado através de:

• Higienização das pálpebras e olhos algumas vezes ao dia;
  • Aplicação de compressas de água morna nos olhos por 5 minutos;
  • Massagem das pálpebras com uma solução diluída de xampu de infantil e água;
  • Uso de anti-inflamatórios tópicos por um curto período.

Olho seco

É uma anomalia na produção ou na qualidade das lágrimas. Entre os principais sintomas incluem o ressecamento da superfície do olho, vermelhidão, ardor e coceira.

O tratamento é realizado através do uso de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares na forma de colírio ou pomada.

Dra Gabriela Ventura Bariani

Oftalmologista em Goiânia

CRM-GO 22281/RQE 14862

Hospital Premium

Endereço: Av. T-4, 1445 – St. Bueno, Goiânia, Goiás.

Núcleo de Medicina Ocular

Endereço: Av. Eng. Eurico Viana, N° 217, Setor Alto da Glória, Goiânia, Goiás.

Totum Saúde

Endereço: Avenida T-2, N° 435 – St. Bueno, Goiânia, Goiás.

Telefone: (62) 3252-6800 / 3252 6881

Atendimento:

• Particular
  • Ipasgo
  • Imas
  • Vivacom
  • Amil
  • Affego

Patologias Oftalmologia em Goiânia, Doenças Oftalmologia em Goiânia, Doenças Oftalmológicas em Goiânia