Patologias
Catarata
A doença é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, causada principalmente pelo envelhecimento afetando principalmente idosos com mais de 60 anos. Porém existem outras causas de catarata como: congênita, traumática, diabética e secundária.
Os principais sintomas da catarata são:
- Visão embaçada;
- Sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler;
- Visão noturna fica mais fraca e as cores tornam-se amareladas.
A catarata pode prejudicar a visão se não for tratada e o único tratamento eficaz contra a doença é a cirurgia que consiste na retirada do cristalino opaco e introdução de uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente.
Ceratite
É uma doença inflamatória que pode ser causada por diversos fatores entre eles infecções e ocorrer de forma mais superficial ou profunda. Entre os sintomas mais comuns estão dor ou ardência nos olhos, lacrimejamento, sensibilidade à luz, vermelhidão e diminuição da capacidade visual. O tratamento pode prevenir o glaucoma, úlcera de córnea e até a cegueira do paciente.
Úlcera da córnea
A úlcera consiste em uma ferida exposta na superfície da córnea que pode ser causada por diversos fatores. Trata-se de uma urgência médica e se não tratada a tempo, pode resultar em cegueira ou até na perda do olho do paciente.
Cicatrizes corneanas
As cicatrizes da córnea podem ser causadas por traumas e infecções provenientes de corpos estranhos do ambiente externo ou interação com agentes químicos que podem até causar a perfuração da superfície. Em casos mais graves, é necessário fazer o transplante de córnea.
Astigmatismo
É uma má formação da córnea em que a imagem que deveria ser formada na retina seja formada em diversas regiões diferentes do olho, resultando numa visão distorcida.
O tratamento do astigmatismo é com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa em caso de indicação de um oftalmologista.
Hipermetropia
É um erro refrativo em que o olho é mais “curto/ menor” ou possui uma curvatura da córnea mais plana, o que faz com que os raios luminosos que chegam aos olhos formem a imagem atrás da retina. Com isso ocorre uma visão desfocada das imagens próximas causando uma dificuldade de enxergar de perto.
O tratamento é através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa se houver indicação de um oftalmologista.
Miopia
A miopia é um erro refrativo que ocorre quando o formato do globo ocular é mais longo, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a visão de objetos distantes seja percebida de forma turva.
Os principais sintomas da miopia são visão turva, dores de cabeça, vista cansada ao longo do dia e pestanejar frequente.
O tratamento para miopia pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato. A cirurgia refrativa é indicada quando o grau se encontra estabilizado.
Pterígio
Pterígio é uma alteração benigna e não infecciosa na conjuntiva, membrana transparente que recobre a parte branca do olho. Popularmente conhecido como “carne no olho”, o pterígio pode se estender até a córnea e em casos mais avançados cobrir o eixo visual e interferir na visão.
Entre os principais sintomas do pterígio e levam as pessoas acometidas a procurar atendimento oftalmológico, temos:
- Visão embaçada;
- Desconforto ou irritação ocular;
- Vermelhidão dos olhos;
- Ardência ou queimação nos olhos;
- Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz);
- Sensação de corpo estranho;
- Lacrimejamento.
Além desses sintomas, muitas pessoas procuram o oftalmologista por causa do desconforto estético com a aparência do pterígio.
O tratamento mais adequado é determinado de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos, o tratamento do pterígio consiste no uso de lubrificantes e colírios anti-inflamatórios para melhora dos sinais e sintomas. A cirurgia de pterígio é indicada nos casos de melhora da estética, diminuição da visão e quando os sintomas severos não desaparecem.
Tumor ocular
É originado a partir da proliferação das células malignas nas diferentes estruturas do olho. Os tumores intraoculares mais frequentes são o melanoma e o retinoblastoma.
O tumor melanoma geralmente é assintomático, mas pode se manifestar com diminuição da visão se estiver associado a descolamento da retina, ou quando o tamanho é muito grande produzindo uma sombra na visão.
O tipo de tumor retinoblastoma geralmente se manifesta desde o nascimento ou durante os 3 primeiros anos de vida, afetando apenas um olho ou os dois olhos. Os sinais de retinoblastoma são: presença de um reflexo branco na pupila e perda do reflexo vermelho na pupila. Este sintoma, normalmente, pode ser identificado ao apontar uma luz branca sob os olhos do portador ou visto após uma foto com flash.
O tratamento depende do estágio de evolução do tumor, resultados melhores são obtidos nos estágios iniciais da doença.
Ceratocone
Ceratocone é uma doença genética de carácter hereditário em que ocorre uma redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que se projeta para frente, deixando-a em um formato de cone. Essas alterações na sua transparência e curvatura, comprometem a visão, impedindo a formação de imagens nítidas na retina.
Os principais sintomas do ceratocone são:
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Comprometimento da visão noturna;
- Visão dupla (diplopia);
- Diplopia (formação de dupla de imagens de um mesmo objeto);
- Surgimento ou agravamento de miopia e astigmatismo.
O tratamento do ceratocone no estágio inicial é através do uso de óculos que pode corrigir o problema, recuperando a acuidade visual. Se a doença evoluir, pode ser tratada com lentes de contato corretivas, que ajustam a superfície da córnea e corrigem a deformação. Nas fases mais avançadas da doença, em que os tratamentos não forma suficientes para corrigir o problema, as alternativas são o anel corneano e outros.
Glaucoma
É uma doença que causa uma lesão do nervo óptico, decorrente da alta pressão ocular, na maioria dos casos. O glaucoma evolui devagar e sem apresentar sintomas. O glaucoma de ângulo aberto que é o mais comum reage com sucesso ao uso de colírios. A elevação da pressão interna do olho pode levar à cegueira súbita.
Blefarite
É uma inflamação das bordas das pálpebras causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas. Pode provocar escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, coceira, queimação, vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras e sensibilidade à luz intensa. A blefarite não tem um local fixo de ocorrência e pode aparecer ao redor do olho por inteiro.
O tratamento de blefarite é realizado através de:
- Higienização das pálpebras e olhos algumas vezes ao dia;
- Aplicação de compressas de água morna nos olhos por 5 minutos;
- Massagem das pálpebras com uma solução diluída de xampu de infantil e água;
- Uso de anti-inflamatórios tópicos por um curto período.
Olho seco
É uma anomalia na produção ou na qualidade das lágrimas. Entre os principais sintomas incluem o ressecamento da superfície do olho, vermelhidão, ardor e coceira.
O tratamento é realizado através do uso de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares na forma de colírio ou pomada.
Dra Gabriela Ventura Bariani
Oftalmologista em Goiânia
CRM-GO 22281/RQE 14862
Hospital Premium
Endereço: Av. T-4, 1445 – St. Bueno, Goiânia, Goiás.
Whatsapp: (62) 99934-5510
Núcleo de Medicina Ocular
Endereço: Av. Eng. Eurico Viana, N° 217, Setor Alto da Glória, Goiânia, Goiás.
Telefone: (62) 3998-4400
Whatsapp: (62) 99934-5510
Totum Saúde
Endereço: Avenida T-2, N° 435 – St. Bueno, Goiânia, Goiás.
Telefone: (62) 3252-6800 / 3252 6881
Whatsapp: (62) 99934-5510
Atendimento:
- Particular
- Ipasgo
- Imas
- Vivacom
- Amil
- Affego